Você anda se sentindo cansado(a)?

Fotografia de Zukiman Mohamad
  • Nessa época imunológica, uma das principais característica era a do ataque e da defesa, onde claros inimigos que representavam perigo eram eliminados justamente por causa da sua alteridade;
  • Uma importante característica era a disciplina, como identificada por Foucault. Os sujeitos deviam submeter-se de maneira cega, onde reinava justamente a negatividade e a proibição (“não se pode fazer isso ou aquilo”). Quem transgredisse a regra era louco ou delinquente.
  • Pode-se identificar uma “violência da positividade”, onde dentro de uma sociedade permissiva e pacificada (pelo menos a primeira vista, onde as grandes guerras dos antigos modelos estão muitíssimo diminuídas) não há claramente o outro inimigo e, portanto, a violência torna-se velada;
  • Os sujeitos passam a ser caracterizados pelo desempenho e pela produção. Não há mais a instância externa dominadora, ela foi internalizada. A positividade do poder (de sempre poder fazer, ser, ter) produz indivíduos cansados e fracassados. Portanto, a internalização do dominador não leva à liberdade, mas sim, à constante coação.
  • Outra característica é o excesso de estímulos e informações. Nós rapidamente alternamos o nosso foco entre diferentes estímulos, sem mergulharmos profundamente em nenhum deles. Nessa acelerada velocidade também não há espaço para o tédio, para o momento de pausa, para o descanso que não seja produtivo.

--

--

Sinta-se em casa! Trazemos temas em psicologia, filosofia e arte com propósito de expansão de consciência, promoção de saúde mental e qualidade de vida.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
ImensaMente

ImensaMente

Sinta-se em casa! Trazemos temas em psicologia, filosofia e arte com propósito de expansão de consciência, promoção de saúde mental e qualidade de vida.